A sétima arte e sua evolução

A sétima arte, considerada por muitos a melhor de todas as artes, está em constante evolução tecnológica. Analisando sua história temos o primeiro filme, ele foi exibido no ano de 1895 em Paris, sendo intitulado de: Arrivée d’un train en gare Ciotat (Chegada de um trem à estação de Ciotat), em que o público assistiu a um desembarque de passageiros em uma estação de trem de 60 segundos. Sua exibição causou alvoroço entre o público, algumas historias contam que o alvoroço foi causado por que na medida que a locomotiva se aproximava os espectadores começaram a pensar que seriam atropelados pela máquina.

Arrivée d’un train en gare Ciotat de Louis Lumière e Auguste Lumière (1895)

Depois desse evento também em 1895 os irmãos Lumiére que patentearam o cinematógrafo, fizeram uma nova exibição de um vídeo com dois trabalhadores saindo da fábrica Lumiére.

Os irmãos Lumiére e um cinematógrafo (nome dado à primeira filmadora)

Com a virada do século a produção de vídeos passou a ter uma grande evolução e em 1927, O Cantor de Jazz (The Jazz Singer) chegou ao circuito comercial conhecido como o primeiro filme falado, apesar de já haver gravações com som desde 1900. Oito anos depois da produção de O Cantor de Jazz, em 1935 surgiu o cinema em cores e foi a sensação do momento por apresentar filme em cores em circuito comercial. Os anos vão se passando percebe-se o desenvolvimento e evolução do cinema.

Com os avanços da sincronização de som e imagem, Walt Disney foi considerado o percussor dessa inovação no cinema animado por realizar com maior perfeição esse feito na curta metragem do camundongo Mickey. E foi a Walt Disney também, que em 1937 produzia seu primeiro longa metragem sendo ele a primeira animação em cores da história do cinema, com o lançamento da Branca de Neve e os setes anões.

Branca de Neve e os Sete Anões da Walt Disney (1937)


Em 1970 ocorreu o primeiro filme no formato IMAX ( Imagem Máxima) e uma melhoria no quesito som com o filme Apocalypse Now que utilizou a tecnologia Dolby Stereo.

Tecnologia de melhoramento de som através de dois canais de som (1975)


Em 1995 foi lançado o longa de animação Toy Story que foi o primeiro longa em animação feito totalmente em 3D, e logo apos, em 2002 veio Star Wars: Ataques dos Clones, filme produzido livre de películas, totalmente digital. No ano de 2009 tivemos mais uma revolução na indústria do cinema com Avatar, que cravou de vez a tecnologia em 3D.

Avatar de James Cameron (2009), marcado por sua revolução na tecnologia 3D.


Diante de tudo isso, percebe-se que aconteceu uma grande evolução na cinematográfica, no qual a cada ano surgia uma novidade. Mas isso não parou por ai, atualmente podemos perceber que ainda vem acontecendo algumas mudanças e a tendência é continuar evoluindo e trazendo novas criações.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s